Renault Duster

Duster: impressões ao dirigir

Valente e com preço mais baixo que os concorrentes, SUV chega ao Brasil em 2011, com a bandeira Renault

por Carlo Valente, do  InfoMotori/Itália
para MotorDream

Marraquesh/Marrocos – Ao misturar a tendência internacional por carros com forte desempenho com o conceito de baixo preço típico dos Dacia, o Duster é destinado a quem quer gastar menos, sem sacrificar nada além do necessário. Para entrar num segmento ocupado por Ford Kuga, Volkswagen Tiguan e pelo " primo " Nissan Qashqai, o novo Dacia foi projetado sobre a mesma plataforma do Logan e Sandero. Concebido para os clientes que querem um 4×4 confiável, robusto e prático, trata-se de um modelo compacto, que consome pouco e tem um preço acessível.

Esteticamente, o carro transmite uma sensação de força graças a um olhar simples, mas moderno e atraente. Volumes bem definidos, considerados decisivos, são seu cartão de visita. Na dianteira. não falta personalidade, graças às linhas deliberadamente simples e limpas. O interior do Duster é muito confortável e espaçoso, pode acomodar até cinco pessoas.

O acabamento do console central é simples e austero, mas os instrumentos nem sempre respondem aos mandamentos da boa funcionalidade – deveriam rever a posição de alguns botões difíceis de ver durante a condução.  É um carro versátil que pode ir a qualquer lugar, disponível em duas versões: 4×2 e 4×4.

No modelo com tração integral, o modo 4×4 é ativado através do painel de controle equipado com um botão que controla a embreagem eletromagnética, diretamente herdada do Nissan Murano. A versão 4×4 é equipada com a nova transmissão TL8 de seis velocidades. 

Os preços do Duster começam em 11.900 euros, o equivalente a R$28 mil, para a versão 4×2 a gasolina. Os motores variam do tranquilo 1,6 a gasolina, até o elegante 1.5 dCi, a diesel, de 110 cv.  A Dacia oferece três níveis de acabamento, com ABS e ESC – controle de estabilidade – como padrão para todos. A garantia, outro fator importante, é de três anos ou 100 mil km. Em 2011, o modelo será fabricado no Brasil, Colômbia, Romênia e Rússia.

Veja o Duster em ação

http://storage.mais.uol.com.br/embed.swf?mediaId=2945108

Primeiras impressões

Notável. Esse é o adjetivo mais adequado para o comportamento da nova SUV de baixo custo da Dacia. A introdução deste modelo cria um " precedente perigoso " para todos os outros fabricantes. Agora, na Europa, está disponível para venda um utilitário esportivo versátil e eficiente que tem um preço que é, por vezes, menos da metade de alguns dos seus concorrentes diretos.

Com o Duster, a Dacia parece ter apagado completamente o seu habitual conceito de " carro feio, mas interessante ". As linhas da dianteira bastante agradáveis e o visual musculoso são o suficiente para deixar claro que o Duster é um legítimo off-road. O cockpit traz o essencial e deixa uma aparência de vazio, mas a abordagem minimalista faz parte da sua filosofia. Talvez seja necessário rever alguns botões de comando do console central, como o que controla o ar condicionado, já que não são facilmente acessíveis. O assento é confortável, acolhedor e possui regulagem de altura. O condutor pode obter uma posição de condução adaptada ao seu gosto, sempre com um campo de visão satisfatório.

As rotas foram perfeitas para testar a qualidade off-road do carro. No Marrocos, foi possível enfrentar estradas irregulares, pontilhadas com buracos, pedras e cheias de armadilhas. As cidades parecem pistas de obstáculos, sempre testando os reflexos do motorista, que precisa se proteger dos motociclistas que dirigem em rota de colisão sem qualquer menção de mudar de faixa. Carrinhos volumosos e sobrecarregados puxados por burros, crianças sorrindo e jogando futebol são outros " obstáculos " comuns nas vias locais.

Em off-road, especialmente no deserto, houve a oportunidade de testar o carro nas condições mais adversas. Foram abordadas sem medo inúmeras condições de off-road duro e puro. Um botão perto da alavanca de velocidades permite mudar a tração de 4×2 para 4×4. Durante o teste, foi possível percorrer um percurso especialmente desenhado para avaliar o comportamento dinâmico do carro, em encostas íngremes ou com buracos. E o 4×4 da Dacia foi simplesmente perfeito, praticamente “ imparável ”. O motor topo da gama, o 1.5 dCi de 110 cv, sempre disponibiliza potencia suficiente. O  peso reduzido do carro – que sem enfeites desnecessários, é particularmente leve para um SUV  – também ajuda no desempenho.

A imagem de um carro é obtida pela análise de ponto de ponto. E o novo Dacia Duster é um carro destinado a ser comentado, além de irritar muitos concorrentes nobres. Agora, os consumidores – por equanto, apenas os europeus – sabem que podem tomar o volante de um 4×4 pronto para qualquer desafio, e a um preço inferior ao de determinados carros modernos. Tudo indica que o Duster pode provocar um pequeno terremoto em mercados de todo o mundo.

Anúncios

O que achou do carro? :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s