Volvo testa ônibus híbrido no Brasil

Fotos: Divulgação

Volvo testa ônibus híbrido no Brasil

Primeiro modelo rodará em Curitiba por três semanas

A Volvo inicia no Brasil testes com o primeiro ônibus híbrido desenvolvido pela marca para a América Latina. O modelo combina um motor elétrico a um diesel, que funcionam paralelamente. O maior diferencial da nova tecnologia é que os dois motores são utilizados para empurrar o ônibus, enquanto os projetos anteriores utilizavam o motor à diesel apenas como gerador de energia.
O motor elétrico é capaz de acelerar o ônibus a uma velocidade de até 20 km/h, quando o motor à diesel é ligado e permite que o veículo alcance maiores velocidades. Tanto os freios quanto o próprio motor à combustão quando ligado são usados para recarregar as baterias do sistema elétrico. Com a propulsão elétrica, a unidade à diesel pôde ser de menor tamanho, “além disso, funções auxiliares como compressor de ar e bomba hidráulica, são feitas por motores elétricos”, explica Fábio Lorençon, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America.
A Volvo indica que a redução do consumo de combustível chega a 35% e a emissão de poluentes a impressionantes 90%, já que em boa parte de sua utilização, o ônibus trafega em baixa velocidade ou está parado, onde somente o motor elétrico alimenta os sistemas e não emite gases nocivos ou qualquer ruído. O modelo será testado inicialmente em Curitiba, Paraná, durante três semanas numa rota de 42 km pela cidade. Testes em outras cidades também estão nos planos da fabricante.

alt

Anúncios

O que achou do carro? :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s