Lamborghini lança um touro high tech

O conceito Sesto tem motor de 570 cv e tem um peso total de 999 kg

Colaboração de Érico Verissimo (Meu amigo de muitos anos)

Texto: RODRIGO MACHADO/ AUTO PRESS
Fotos: DIVULGAÇÃO

 

A Lamborghini ultrapassou os limites. Mesmo com a grande difusão do uso de materiais leves em superesportivos nos últimos anos, a marca italiana surpreendeu o mundo automotivo ao mostrar o seu novo carro conceito. O Sesto Elemento faz uso maciço da fibra de carbono em toda a sua carroceria e chassi. O resultado dessa dieta é um peso total de apenas 999 kg, já contando com o motor V10 e o sistema de tração integral – um peso semelhante ao de um Fiat Uno 1.0, por exemplo. O modelo ainda é protótipo, mas é esperado que algumas das soluções apresentadas nele cheguem as ruas no próximo supercarro da Lamborghini.

 

altalt
A apresentação do Sesto Elemento foi cercada de muito mistério pela marca do touro. Foram seis "teasers" – fotos com pedaços do carro – divulgadas na internet antes do lançamento oficial para o público e a imprensa no Salão de Paris. O nome do conceito foi inspirado diretamente na posição da tabela periódica que o carbono ocupa. A importância que a marca dá ao não-metal se explica na tecnologia. De acordo com a própria Lamborghini, ela é a única marca do mundo a dominar completamente o processo de design, produção e teste de um composto de fibra de carbono reforçado por plástico, presente em grande parte no carro.

altalt
Além dos ínfimos 999 kg de peso – que transformam o modelo no mais leve já feito pela marca de SantAgata Bolognese –, o Sesto Elemento não seria um Lamborghini legítimo sem um grande motor sob o capô. Por isso, a marca foi buscar o V10 5.2 de alta rotação que equipa o Gallardo LP 570/4 Superleggera. São 570 cv de potência. No modelo de série, esse propulsor leva o esportivo de 1.340 kg de zero a 100 km/h em ótimos 3,4 segundos. Mas o Sesto Elemento faz o Gallardo comer poeira. Segundo a Lamborghini, o zero a 100 km/h é feito em inacreditáveis 2,5 segundos – marca igual a conseguida pelo Bugatti Veyron, que conta com um motor de 1.001 cv. Ainda de acordo com a marca, a velocidade máxima do protótipo ultrapassa os 300 km/h com facilidade. Tanta agilidade é explicada pela relação peso/potência. Cada cavalo de potência é responsável por mover apenas 1,75 kg. No Gallardo, por exemplo, a relação é de 2,35 kg/cv, enquanto que no Veyron, é de 1,94 kg/cv.

altalt
O desenho do Sesto Elemento também não deixa a desejar. Com formas "desconstruídas" e uma carroceria que lembra a fuselagem dos bombardeios "stealth" como o F-117. Ou, mais simplesmente, o Reventon, modelo apresentado em 2008 pela Lamborghini. A frente do Sesto Elemento conta com faróis de led em formato de losango e vincos fortes marcando o capô. Duas entradas de ar dentro do "bocão" sobre o para-choque direcionam o vento para resfriar o radiador e os freios dianteiros. A saída de ar fica em dois triângulos vermelhos na base do para-brisa. Na lateral, os vincos são o destaque. Um deles parte da caixa de roda dianteira e corta toda a extensão do veículo terminando com uma suave curva já na traseira. O belo retrovisor instalado na porta chama a atenção. As rodas de cinco raios também são feitas em fibra de carbono.

Na traseira um grande aerofólio ajuda a manter o Sesto Elemento no chão. As duas saídas de escapamento ficam próximas ao suporte do aerofólio. Dois defletores de ar fazem as vezes de para-choque traseiro e também aumentam a estabilidade do modelo. A tampa do motor, localizada atrás da cabine, é inusitada. Dez pequenos buracos sobre cada cilindro e mais dois à frente ajudam a esfriar o V10. O interior do conceito parece saído de um "game" ou de um filme de ficção científica. Os bancos são feitos de um material que, de um lado, serve como armação e, do outro, é o próprio tecido do assento. A posição do volantes e dos pedais se adapta ao motorista. O painel também é todo inspirado na fibra de carbono e abriga apenas três botões: um para ligar o motor, outro para engatar a ré e um terceiro para acender as luzes.
Como no mundo dos carros conceitos nunca se sabe o que realmente vai chegar às ruas. Fica a expectativa sobre quais inovações do Sesto Elemento a Lamborghini vai usar em seus carros de série. Espera-se que todas.

Anúncios

O que achou do carro? :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s