Salão SP: Fiat cria versão conversível do Uno

alt

Carsale – A divisão brasileira da Fiat anunciou nesta quinta-feira (21) as novidades que serão mostradas durante as próximas duas semanas em seu estande, no Salão do Automóvel de São Paulo. A principal delas é a estreia do hatch médio Bravo, que após a mostra paulistana substituirá o Stilo – o modelo inclusive já não é mais produzido na fábrica da marca italiana em Betim, Minas Gerais. A montadora também promoverá a estreia de uma versão apimentada do Novo Uno, a Sporting. Mas das atrações, o destaque é a versão conversível do subcompacto: o Uno Cabrio.

De acordo com a Fiat, o objetivo da criação do estudo do Novo Uno descapotado é mostrar que o projeto do carrinho (a plataforma) oferece muitas possibilidades. Feito a partir da carroceria de duas portas, o protótipo Cabrio tem apenas a frente igual à da nova geração do Uno – exceção dos para-choques, que exibem uma enorme tomada de ar e dois filetes de leds nas pontas. As lanternas, posicionadas junto ao teto na versão de produção, aparecem mais em baixo, próximas à tampa do porta-malas, em formato irregular e também usam leds. O conceito é uma espécie de roadster, com apenas dois assentos e os tradicionais santantônios “colados” nos bancos dianteiros.

alt
O para-choques traseiro também aparece modificado, com estilo mais agressivo. A peça em forma retangular tem vincos acentuados e traz duas ponteiras de escape centralizadas. O protótipo ainda exibe enormes rodas de liga-leve de 17 polegadas, calçadas com pneus de perfil baixo. A esportividade também está presente no motor. A Fiat equipou o Uno Cabrio com o arrojado bloco 1.4 16V turbo, o mesmo que equipa a versão T-Jet do hatch Premium Punto e do sedã Linea, com 152 cv de potência. Segundo a marca italiana, o conceito é capaz de atingir máxima próxima de 200 km/h.

alt
Para suportar o rendimento mais forte, a Fiat precisou reforçar a estrutura em monobloco – que perdeu rigidez com a retirada do teto e das colunas central e traseira. O conjunto de suspensão também foi modificado, com calibração mais rígida. Para completar o visual, a marca enfeitou o interior com molduras cromadas e elementos inspirados em carros de corrida, como volante de três raios, pomo do câmbio com haste metálica e bancos em formato do tipo concha, com cincos de quatro pontos. Há ainda novos instrumentos como um leitor de pressão do turbocompressor.

Marca terá também o conceito FCC III
Além do Uno Cabrio e das estreias de Uno Sporting e do médio Bravo, a Fiat mostrará no salão paulistano o FCC III, conceito criado a partir das ideias sugeridas por internautas no site da montadora na internet. O estudo de dois lugares e apenas 2,5 metros de comprimento recebeu mais de 1,5 milhão de sugestões via web e pretende mostrar ao público as tecnologias que terão os carros do futuro. Os destaques são a ampla área envidraçada, que praticamente ocupa toda a região superior da carroceria, a iluminação externa por leds e o volante que lembra um manche de avião.

Estreia de gala fica com o Bravo, sucessor do Stilo
Junto do FCC III, a Fiat mostrará ainda o Uno Ecologie, outro estudo, este feito novamente sobre a carroceria do Novo Uno, porém usando apenas materiais recicláveis e de origem vegetal. Mas comercialmente, a principal estreia da Fiat é o hatch médio Bravo, que já será mostrado inclusive nas versões de produção. São elas a Essence, a intermediária Absolute e a topo de linha T-Jet, com motor turbinado. As configurações Essence e Absolute usarão o mesmo propulsor, o recém-lançado 1.8 16V flex da família E.TorQ, com 132 cv de potência (A). E a versão top T-Jet terá o propulsor 1.4 16V turbo a gasolina de 152 cv e câmbio manual – como no Punto e no sedã Linea.

alt

alt

Anúncios

O que achou do carro? :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s