Apresentando: Volkswagen Saveiro Rocket

Picape que é cupê? Carro compacto com itens de luxo como bancos do tipo concha, sistema multimídia com tela de LCD, GPS, telefonia GSM e LED’s?

Um derivado do Gol com motor 1.4, injeção direta, turbo, 122 cv, câmbio de seis marchas e discos de freio de 312×25 mm (frente) e 256×22 mm (atrás) ? O conceito VW Saveiro Rocket tem componentes “transplantados” da Audi, mas nem tudo é “sonho” e pode apontar rivais para os Fiat com jeito esportivo (anti-Sporting) ou com mecânica preparada (contra T-Jet)

Repare na lanterna curvada sobre o para-choque…

Existe uma tese, discutida por profissionais e amantes da indústria automotiva, sobre a função da picape compacta no ideário do consumidor brasileiro: para alguns, modelos deste segmento representam no nosso país o papel que os cupês têm no exterior.

Uma das maiores atrações no estande da VW no Salão do Automóvel 2010 é a Rocket, versão conceitual da picape derivada do Gol que assume o rótulo de cupê (para desespero dos puristas): por meio de um arco, o teto se une ao santantonio e estende o espaço da cabine em direção à caçamba, que é fechada e conta com prolongamentos que lembram propulsores.

alt
Saveiro Rocket pode introduzir elementos como o motor turbo e o visual esportivo na linha Volks

O nome, aliás, é bastante apropriado (“rocket” é foguete na língua inglesa): com pintura esportiva, rodas aro 18, apêndices aerodinâmicos emprestados da linha Cross, suspensão rebaixada (36 mm na dianteira e 60 mm na traseira em relação à picape original) e abuso dos faróis de LED’s, a Saveiro Rocket conta com motor 1.4 turbo movido a gasolina pura (E0) capaz de gerar 122 cavalos de potência às 5.000 rpm e torque generoso de 20,4 kgfm a breves 1.400 giros. Gerenciado pelo câmbio de cinco marchas do Golf GTI, o protótipo alcança 200 km/h de velocidade máxima. Para segurar o bólido, discos de freios com 312×25 mm na dianteira e 256x22mm na traseira, equipados com ABS e EBD.

Por dentro, bancos do tipo concha e equipamento para deixar muito veículo de luxo para trás: há som premium, equipamento de navegação e airbags.

Claro, há pouca chance de se ver este modelo vingar na linha de produção da Volks, mas algumas de suas soluções podem ganhar as ruas embutidas em outras carrocerias. Quer exemplos? Eles estão na linha da rival Fiat, que conta com modelos Sporting (com visual esportivo) e T-Jet (com mecânica esportiva e, veja só, motor 1.4 turbo) e poderia finalmente encontrar concorrência.

Anúncios

2 comentários em “Apresentando: Volkswagen Saveiro Rocket”

  1. eu acho q deveria ser lançada pois iria vender muito e eria arasar com a montana da gm e a strada fiat . com o lançamonto da saveiro rocket iria acabar com a concorencia e venderia muito , pois esse é o tpo de carro q todos querenter

    Curtir

O que achou do carro? :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s