Como será o carro do futuro?

Confira as tecnologias que vão equipar os veículos nos próximos anos

Afinal, como será o carro do futuro? Muito já se falou e muito ainda se fala sobre o assunto, e cada vez mais a indústria tem a resposta na ponta da língua. Os carros deverão ser mais eficientes, econômicos e pouco poluentes. Esse é, sem dúvida, um caminho sem volta para as fabricantes. Para os engenheiros, fica o desafio: encontrar as melhores e mais viáveis soluções para alcançar esse objetivo.

Durante a exposição do Congresso da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), em São Paulo, as empresas que fornecem as tecnologias para as montadoras mostraram as principais novidades para os próximos anos. Algumas delas, apesar de terem sido destaque em outras edições do evento, merecem atenção.

É o caso da tecnologia Start-Stop, desenvolvida pela Bosch, que pode reduzir em até 10% o consumo de combustível de um veículo. O funcionamento é bem simples: assim que o motorista para o carro em um semáforo ou congestionamento, o motor é desligado automaticamente e religa quando o condutor aciona o pedal da embreagem e engata a primeira marcha. Para isso, o carro recebe sensores e adaptações no motor de partida.

O sistema Start-Stop já equipa muitos carros na Europa, como Audi A3,  VW Golf, o novo Citroën C3 e uma série de modelos. Segundo a Bosch, até 2013 a tecnologia estará presente em 85% da frota europeia. No Brasil, os carros nacionais devem receber o sistema daqui a dois anos. Por enquanto, o único inconveniente é o ar-condicionado, que também é desligado com o motor – fator que pode incomodar os consumidores das grandes cidades, que passam boa parte do tempo no trânsito. Mas a Bosch afirma que já estuda alternativas para o problema.

Painel de instrumentos digital e configurável, rodas de policarbonato para carros e motos, uso da fibra de bananeira e outras tendências você confere no vídeo especial preparado pela equipe da Autoesporte. Também mostramos o sistema de propulsão diesel-álcool para tratores e o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, uma parceria da Iveco com a Usina de Itaipu. O modelo é um Daily, equipado com motor elétrico de 40 kW (54 cavalos) de potência nominal, com capacidade de carga de até 2,5 toneladas. A autonomia é de 100 quilômetros e a velocidade máxima é limitada a 70 km/h. O segundo protótipo está previsto para o início de 2010.

Fonte: Autoesporte

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