Novo Touareg 2011

Com visual mais caprichado e câmbio de oito marchas, SUV da Volkswagen fica mais bonito sem esquecer de evoluir mecanicamente

Volkswagen Touareg

Os valores sobem e a influência “premium” (principalmente da Audi) intensifica, beneficiando a terceira maior montadora do mundo com as tecnologias desenvolvidas pelas compatriotas de luxo. O mais claro exemplo, hoje, é o Touareg, SUV produzido desde 2002 na distante Bratislava (Eslováquia), lançado no Brasil em 2004 e que agora chega à segunda geração.

Volkswagen Touareg

O Touareg, mesmo na versão V6, esbanja sofisticação seja na abundância de recursos e botões, seja na excelente qualidade dos materiais empregados até em detalhes. Obviamente, o acabamento da versão V6, que mescla “black piano” com aço escovado, é de muito mais bom gosto do que os cafonas detalhes imitando madeira da configuração topo de linha. O painel tem explícita influência dos Audi A8 e A6, com um gigantesco display entre velocímetro e conta-giros. Outra boa surpresa é a troca do volante, que era um tanto desajeitado na versão anterior – e surpresa melhor ainda é a VW não ter usado o do Passat CC, que ficou comum demais depois de passar por quase todos os carros da marca.

Com motor de 3.6 litros e 280 cv, a versão V6 se mostrou fácil de guiar no asfalto e com razoável habilidade para andar em terrenos avariados – embora nessa situação seja impossível não ficar com a sensação de estar maltratando o carro e, principalmente, as grandes rodas envolvidas em pneus de perfil baixíssimo para um utilitário com pretensões off-road. Não chegamos a enfrentar obstáculos mais desafiadores que exigissem tração reduzida, mas caso você se depare com esse tipo de situação, deverá apenas girar um botão no console central.

O novo câmbio automático de oito velocidades (olha a Audi aqui de novo) permite ao motor rodar mais tranquilo, o que reduz seu consumo, e é ágil em atender as demandas do condutor. O mesmo vale para quando em sua companhia está o V8 de 4.2 litros, que ganhou 10 cv e agora chega aos 360 cv. Na sinuosa rodovia Carvalho Pinto (SP), o Touareg V8 contornava curvas com facilidade, graças à tração integral que o equipa. Obviamente limites devem ser respeitados, mas o SUV transmite confiança mesmo em momentos mais ousados. A maior rigidez também foi conseguida com os ajustes de suspensão e amortecedor – que podem ser alterados ao toque de um botão – no modo mais esportivo.

Volkswagen Touareg

Novo Volkswagen TouaregSegundo a Volkswagen, o novo Touareg tem 17 novos itens de série na versão V6; entre eles, os destaques são: câmbio automático de oito velocidades (contra uma transmissão de seis marchas da geração sucedida), rodas aro 19 (e não mais 18), sistema de entretenimento que engloba rádio, DVD, MP3, conexão para iPod e navegação, seis airbags, abertura do porta-malas por controle remoto, freio de estacionamento eletrônico, destravamento das portas sem chave, botão de partida para o motor, faróis bi-xenon direcionais com LEDs, entre outros. Como opcionais, o Touareg oferece o módulo de segurança (composto por controle automático de distância e velocidade e assistente de ponto cego) por R$ 13.510, módulo tecnológico (que tem sistema de câmeras integradas que adiantam a visão frontal quando há obstáculos laterais e sistema de som premium) ao preço de R$ 10.195 e teto solar panorâmico, que custa R$ 7.820. Quem quiser rechear a versão V6 com todos opcionais gastará não mais R$ 220.990, mas sim R$ 252.515.

Já o V8 se diferencia por rodas aro 20, ponteira de escape dupla cromada, ar-condicionado de quatro zonas de atuação, banco do motorista com memória, fechamento elétrico do porta-malas, controle eletrônico dos amortecedores e suspensão pneumática. Os opcionais são os mesmos, e com todos eles o Touareg V8 salta de R$ 267.990 para R$ 299.515.

A partir de agosto será oferecido o pacote esportivo R-Line, com caracterização visual esportiva, bancos em couro bicolor, rodas aro 20 com desenho diferenciado, Area View (o tal sistema das câmeras frontais), sistema de som premium e volante exclusivo. Preço do capricho: R$ 21.285, disponível apenas para a configuração V8.

Dividindo plataforma com o Cayenne, o VW Touareg tem nível de equipamentos e desempenho semelhante ao do SUV da Porsche. Tem menos potência e status, mas também custa menos.Volkswagen Touareg

Volkswagen Touareg 2011 V8 4.2 32V gasolina 4p automático seq. integral

Preço: R$ 267.990

Velocidade máxima: 245 km/h

0 a 100 km/h: 6,5 s

Potência: 360 cv

Torque: 45,4 kgfm

Porta-malas: 520 litros

Veja ficha técnica completa

Anúncios

Uma opinião sobre “Novo Touareg 2011”

O que achou do carro? :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s