Novo BMW Série 6 Cabriolet

O conversível está prestes a chegar ao mercado brasileiro com sofisticação de sobra

   Divulgação

BMW Série 6 Cabrio: conversível está prestes a chegar às lojas no Brasil, onde custará por volta de R$ 515 mil

  Divulgação

A operação para a abertura da capota demora cerca de 19 segundos

Alguns podem dizer que perdeu um pouco de personalidade, mas a verdade é que o Série 6 agora passa a ser um dos mais belos BMW’s. A marca não admite o termo “plataforma compartilhada”, mas o Serie 6 usa muitos elementos dos Série 7 e 5. Inclusive, os três saem da mesma fábrica em Dingolfing (Alemanha), a maior do grupo. Isso significa que o 650i que dirigimos na África traz o mesmo motor 4.4 V8 biturbo e o câmbio automático de oito marchas do sedã 550i. Essa é a única versão que será importada para o Brasil, a partir de junho.

   Divulgação

Como opcional, pode receber o eixo traseiro que vira para auxiliar nas manobras e curvas velozes – coisa do 750i.

Com 4,89 m de comprimento, o 650i desfila majestoso. No modo “Comfort” do sistema Adaptive Drive (também encontrado nos Série 5 e 7), temos um carrão ideal para um passeio à beira-mar, com direção leve, suspensão complacente e motor em giro baixo. Interessante é poder subir o vidro traseiro independente da capota, o que ajuda a evitar ventania exagerada na cabine. Quando caímos na estrada, aproveito a surpreendente qualidade do asfalto sul-africano (pedala, Brasil!) e o trajeto sinuoso margeando o oceano para testar o modo “Sport +” (há também o “Normal” e o “Sport”). É sensível como o Série 6 muda de personalidade: a suspensão enrijece, o volante ganha peso e motor e câmbio ficam em alerta máximo.

  Divulgação

Estranhou o volante na direita? É que a África do Sul usa mão inglesa. O acabamento lembra o sedã da Série 7

É impressionante a força que o V8 despeja em rotações médias (o torque máximo de 61,2 kgfm está disponível a meros 1.750 giros), enquanto os 407 cv se impõem em qualquer ultrapassagem. Embora não tenha vocação para puro-sangue (tarefa que caberá ao futuro M6), o 650i deixa os 100 km/h para trás em 5 segundos e chega facilmente a 250 km/h (limite eletrônico).

Como esperado num conversível de luxo, o ronco do motor pouco se manifesta na cabine na maior parte do tempo. Mas quando aceleramos forte e sem capota, o rugido do V8 é digno de um leão africano. A transmissão de oito marchas também é fera: trabalha suave nas mudanças normais e rapidamente quando exigida. E agora as borboletas são dispostas em “+” na direita e “–” na esquerda, como no 550i. Ou seja, você pode passear em oitava marcha com 1.800 rpm a 120 km/h (e conseguir um consumo médio de 9,3 km/l) ou andar forte trocando as marchas no volante. Nesse caso, eu apenas pediria uma direção mais comunicativa. Como no Série 5, o novo sistema eletromecânico deixa saudades da sensibilidade do modelo anterior. A prioridade foi o conforto.

   Divulgação

O banco traseiro pode parecer confortável, mas só para as crianças. O vidro traseiro pode subir independente da capota

E o porta-malas é apenas razoável pelo tamanho do carro, embora decente para um conversível: 300 litros com a capota aberta, e 350 l com ela fechada. Há mimos como tela LCD de 10,2 polegadas no painel, som e GPS com disco rígido para gravar músicas e mapas, head-up display (que reproduz informações do painel no para-brisas) e sistema de visão noturna. O acabamento que abusa de couro (bancos, painel, portas) faz jus ao status de um Série 6

   Divulgação

Os botões ajustam o acerto do carro e controlam o sistema multimídia. Freio de estacionamento eletrônico também é acionado por botão

Anúncios

O que achou do carro? :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s