A produção do GM Vectra chegou ao fim

FotoDe acordo com informações passadas por fontes ligadas à Chevrolet, a produção do Vectra ainda não foi totalmente encerrada. Ainda há modelos sendo fabricados da versão “Collection”, utilizando o estoque de peças remanescentes da linha de montagem. As demais versões (Expression, Elegance e Elite) tiveram sua produção encerrada desde o dia 30 de junho, inclusive, o modelo hatch Vectra GT e GT-X. O sedã será substituído pelo Cruze em setembro.

O Vectra chegou ao Brasil em 1993 para substituir o Monza, que continuou em produção até 1996. Com itens sofisticados para a época, como freios ABS e airbag, o sedã logo se destacou em vendas e chamou a atenção pela versão esportiva GSi motor 2.0 de 16 válvulas e 150 cavalos, alimentado por sistema de injeção eletrônica multiponto seqüencial. Mas foi com a chegada da nova geração, três anos depois, que o Vectra se tornou líder do segmento de sedãs médios no Brasil. O desenho arrojado, com espelhos retrovisores embutidos com linhas que acompanhavam os traços do vincos no capô, mereceu prêmios de design.

Nessa segunda geração, que durou entre 1996 e 2005, o carro também se destacou por ter suspensão traseira do tipo multibraço, tela do computador de bordo no painel, comandos do sistema de som de alta-fidelidade embutidos no volante, pedais desarmáveis em caso de colisão, entre outros itens.  Depois de ter a série limitada Collection lançada em 2005, o Vectra de segunda geração teve sua produção encerrada com 313.035 unidades.

Em 2006, chegou a terceira geração, com plataforma híbrida, feita com componentes do Astra e Zafira. Ganhou motores 2.0 e 2.4 flex, mas teve que receber alguns ajustes, como aumento da capacidade do tanque e inclusão de molas a gás no capô no lugar das simples varetas. Na linha 2010, ganhou  uma pequena reforma visual e mecânica, inclusive no motor. Com a forte concorrência de Corolla e Civic, perdeu espaço no mercado. Será substituído pelo Cruze em setembro.

Vida: 1993-2011

Anúncios

O que achou do carro? :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s